Nas Notícias

Circo Cardinali sem leões: GNR apreende nove felinos por falta de documentação

leoes 2leoes 600Núcleo da GNR decide apreender nove leões do circo Cardinali, que está em Lisboa, no Parque das Nações. Em causa está a ausência de registo, como determina a convenção internacional de animais selvagens. Victor Hugo Cardinali vai ter de pagar uma multa cujo valor mínimo atinge os 38 500 euros. A filha do domador, Yolanda Cardinali, assegura, em declarações ao jornal i, que tem toda a documentação.

Instalado no Parque das Nações, em Lisboa, o circo Cardinali foi alvo de uma inspeção da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental de Lisboa, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Floresta.

Dessa diligência resultou a apreensão de nove leões, cujo proprietário, segundo aquela autoridade, não tem o respetivo registo, como obriga a convenção internacional de animais selvagens.

A apreensão dos leões do circo Cardinali foi feita ontem. O responsável do Núcleo de Proteção Ambiental do Comando Territorial de Lisboa da GNR, capitão Alves, afirma à Lusa que o proprietário dos leões “não têm registo”, ao contrário do que determina “a convenção Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção”.

Versão diferente apresenta Yolanda Cardinali, que garantiu ao jornal i que os animais estão legais. “Os leões foram comprados na África do Sul e fomos buscá-los a Espanha. Estão registados com documentos espanhóis”, adiantou a filha do domador, àquele jornal.

Os nove leões apreendidos ficaram, no entanto, “confiados ao dono do circo, que é fiel depositário dos mesmos”, ainda que não possa usar os animais nos espetáculos, antes do fim do processo, que decorre no Instituto de Conservação da Natureza e das Floresta.

Caso se prove culpa, Victor Hugo Cardinali terá de pagar uma multa cujo valor mínimo é de 38 500 euros. O Circo Cardinali está no Parque das Nações, até 5 de janeiro.

Em destaque

Subir