Nas Notícias

Há bactérias no leite em pó dos bebés que só são eliminadas com água nos 70 graus

bacterias 3bacterias 600As bactérias presentes no leite em pó para os bebés só são eliminadas quando a água atinge uma temperatura mínima de 70 graus. O alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi lembrado numa conferência pela enfermeira Érica Lopes. Aquele leite deve ser preparado tendo em consideração esse facto. Os fabricantes colocam nos rótulos que os leites em pó para os bebés devem ser preparados a 30 graus ou 40 graus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou que existem bactérias no leite em pó para bebé que não são eliminadas na sua preparação, a menos que a água atinja uma temperatura mínima de 70 graus centígrados.

Mas o aviso da OMS sobre o leite em pó não tem apenas os pais como destinatário. Também os fabricantes são alertados para a necessidade de avisá-los deste facto, recomendando a que tenham em consideração a obrigatoriedade de prepararem o leite para bebés com água acima daquela temperatura.

A revelação foi feita pela organizadora de um seminário que abordou o manuseamento de fórmulas em pó para lactentes. Érica Lopes, enfermeira, admite mesmo que os próprios profissionais de saúde não aprofundam a discussão.

Em causa estão as bactérias as chamadas “enterobacter sakazakii” e “salmonella entérica”, que não são eliminadas durante o processo de fabrico do leite em pó, sendo que os consumidores não têm conhecimento do facto e, segundo a OMS, os fabricantes não estão a avisá-los, além de que trata de um assunto pouco discutido em Portugal.

“Quando se prepara a fórmula com água a menos de 70 graus, a temperatura não é suficiente para inativar por completo microorganismos nocivos. Como profissional de saúde, tento acompanhar o que diz a OMS e como consumidora quero saber se há riscos. No fundo, queremos dar uma escolha informada ao consumidor”, afirma Érica Lopes, em declarações à agência Lusa.

E a melhor prova de que este tema é pouco discutido está num facto: o alerta para a necessidade de preparar leites em pó com água a uma temperatura superior a 70 graus foi feito em 2006, pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação.

Não obstante esta diretiva, os fabricantes colocam nos rótulos das embalagens que o leite em pó para bebés deve ser preparado com água a uma temperatura entre os 30 e os 40 graus.

Em destaque

Subir