Cultura

Cinemas perdem espectadores, receitas e filmes portugueses

cinemas 210cinemasOs cinemas registaram, em fevereiro, uma quebra de espectadores e de receita, face ao mesmo mês de 2013. De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, as salas tiveram menos 148 mil pessoas e menos 670 mil euros em bilhetes. E não houve novos filmes portugueses.

As salas de cinema portuguesas voltaram a perder espectadores e receitas de bilheiteira, apesar da ligeira melhoria registada no início do ano.

Quando comparando os dados de fevereiro com igual mês do ano passado, o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) salienta que houve menos 148 mil pessoas nas salas, o que resultou em menos 670 mil euros de bilhetes vendidos.

Estas descidas ocorreram num mês em que não foi produzido qualquer filme português, à semelhança do que aconteceu no ano passado. O ICA recorda que, em janeiro e fevereiro de 2012, foram produzidos 12 filmes em Portugal.

Ao todo, os cinemas receberam 727 802 espectadores em fevereiro, com a queda de público a atingir os 16,9 por cento em termos homólogos. As receitas brutas de bilheteira foram de 3,7 milhões de euros, menos 15,2 por cento do que fevereiro de 2013.

O mercado nacional continua ser liderado pela Zon Lusomundo Audiovisuais. Em janeiro e fevereiro, a distribuidora atingiu os 7,2 milhões de euros de receita, mais 28 por cento do que no início de 2013 e representando 78 por cento do total nacional.

Em destaque

Subir