Cultura

Cinema: ‘A Gaiola Dourada’ concorre entre 11 candidatos a prémio europeu

gaiola dourada 1A Gaiola DouradaFilme de estreia do realizador Ruben Alves figura na lista dos candidatos ao People’s Choice Award 2013, ou seja, o vencedor é escolhido a partir da votação do público.

‘A Gaiola Dourada’ continua a dar que falar por toda a Europa. O filme de Ruben Alves estreou primeiro em França, onde foram feitas grande parte das filmagens, e chegou em agosto em Portugal.

Foram necessárias apenas quatro semanas para a longa-metragem de estreia do realizador luso-francês subir ao topo dos filmes mais vistos do ano em Portugal.

Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), a película já foi vista por mais de 467 mil espectadores, ultrapassando sucessos mundiais como ‘Velocidade Furiosa 6’ ou ‘Gru – O Maldisposto 2’.

Inevitavelmente, o reconhecimento europeu começa agora a chegar.

‘A Gaiola Dourada’ é um dos nomeados ao prémio People’s Choice Award 2013 dos European Film Awards (EFA). O vencedor será escolhido a partir da votação do público.

Veja de seguida a lista de nomeados:

– Os Amantes Passageiros (Pedro Almodôvar);
– Anna Karenina (Joe Wright);
– A Melhor Oferta (Giuseppe Tornatore);
– O Colapso do Circulo Quebrado (Felix van Groeningen);
– A Gaiola Dourada (Ruben Alves);
– The Deep (Baltasar Kormákur);
– O Impossível (J.A. Bayona);
– Kon-Tiki (Joachim Ronning/Espen Sandberg);
– Oh Boy! (Jan Ole Gerster);
– À Procura de Sugar Man (Jan Ole Gerster);
– Amor É Tudo O Que Precisas (Susanne Bier).

As votações estão abertas até 7 de dezembro, dia em que os prémios são entregues num cerimónia em Berlim. A 9 de novembro serão conhecidos os nomeados para as restantes categorias.

Clique aqui para votar em ‘A Gaiola Dourada’.

‘A Gaiola Dourada’ retrata a vida de emigrantes portugueses em França. Joaquim de Almeida e Rita Blanco interpretam o casal Ribeiro, que fica a saber que herdou uma fortuna de família na região portuguesa do Douro. A película desenrola-se com o dilema da família em voltar ou não às origens.

Ruben Alves, jovem realizador português, procurou com o filme homenagear a vida dos seus pais, eles que também foram emigrantes portugueses.

Dos mais de 467 mil que já viram, e segundo relatos que podem ser vistos na página oficial do no Facebook, são poucos ou nenhuns aqueles que não se apaixonaram rapidamente pelo filme, também em exibição em países com grandes comunidades portuguesas de emigrantes, como Suíça, Alemanha ou Luxemburgo.

Veja o trailer de seguida:
https://www.youtube.com/watch?v=uwXp0ZhXAoY

Em destaque

Subir