Nas Notícias

Chuvas e granizo que destroem vinhas no Douro devem manter-se até sexta-feira

granizo1Concelhos de São João da Pesqueira e Sabrosa foram assolados por chuvas fortes e granizo, que deitaram por terra vinhas e destruíram produções agrícolas. O fenómeno verificou-se ontem e na madrugada de hoje, provocando “grandes estragos” nos vinhedos. O quadro meteorológico deve manter-se até sexta-feira.

Durante a tarde de ontem e durante a madrugada desta quinta-feira, fortes chuvas e granizo caíram em zonas de vinhas da Região Demarcada do Douro, provocando enormes estragos. Técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte procedem já a uma avaliação dos danos nos terrenos e nas vinhas, sobretudo dos concelhos de Sabrosa e São João da Pesqueira.

No concelho de São João da Pesqueira, diversas freguesias registaram danos irreparáveis, entre as quais Ervedosa do Douro. O mau tempo deixou “um profundo rasto de destruição”, segundo palavras do presidente da Junta, à agência Lusa.

Joaquim Monteiro é um dos diversos proprietários de vinhedos que ficaram estragados, em virtude desta intempérie de verão. “Fortes bátegas de água e granizo” deitaram um ano de trabalho ao balde do lixo.

Além de Ervedosa do Douro, também Sarvedinho e Casais do Douro foram assoladas pelo granizo e pelas chuvas, que se verificaram em todo o concelho de São João da Pesqueira, que faz parte do distrito de Viseu e tem forte produção vinícola.

O mau tempo começou ontem e prosseguiu na manhã desta quinta-feira, em toda a Região Demarcada do Douro. Também no concelho de Sabrosa, localizado no distrito de Vila Real, os prejuízos foram também avultados, pelas mesmas razões: chuvas e granizo. Um ano de trabalho foi destruído pelo mau tempo, em apenas 15 minutos. Leia mais.

De acordo com previsões do Instituto de Meteorologia, até sexta-feira, devem cair aguaceiros por vezes fortes, granizo, sendo também de esperar trovoadas.

Em destaque

Subir