Nas Notícias

Poeira: Chuva de areia do deserto em Portugal até à próxima semana

nuvem_areiaUma chuva de areia do deserto está a atingir Portugal e vai acentuar-se até ao início da próxima semana, com poeiras no ar que agravam problemas respiratórios. Trata-se de uma nuvem que transporta areias do norte de África, fenómeno que se verifica com alguma frequência nesta altura do ano. Os grupos etários mais suscetíveis devem precaver-se para eventuais complicações.

Perante um quadro de falta de precipitação, surge uma chuva de poeira do deserto, que está a atingir Portugal há alguns dias e que deverá acentuar-se até ao início da próxima semana. A nuvem de areia é proveniente do Norte de África e vai fazer-se sentir em todo o território.

As poeiras desérticas vão sujar a atmosfera, mas, acima de tudo, provocam reações no corpo humano, sendo que as populações mais suscetíveis, que padeçam de problemas respiratórios, devem adotar comportamentos preventivos.

Todo o território continental está a ser afetado por este fenómeno meteorológico. São ventos que transportam para a Europa areias do deserto no norte de África. As areias são quase impercetíveis, mas podem sentir-se, com secura na garganta ou lágrimas.

Desta vez, esta chuva promete prolongar-se durante mais tempo do que o normal. Acresce que surgem numa altura em que a população mais suscetível de padecer de problemas respiratórios (asma ou alergias) enfrenta os elevados níveis de pólen, normais nesta época do ano. Esta população deve, por isso, evitar exposições em locais abertos.

O boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica alertou, há poucos dias, para um aumento dos níveis de pólen na atmosfera.

Em destaque

Subir