Economia

China pretende continuar a comprar dívida europeia

wen-jiabaoDepois de várias participações em empresas europeias e compras de dívida pública, os chineses afirmam que pretendem continuar a investir na dívida europeia.

Durante a segunda visita da chanceler alemã a Pequim, na China, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, demonstrou confiança no euro, mas pediu que Espanha, Grécia e Itália fizessem um maior esforço, identificando estes países como os principais focos de preocupação.

“As principais preocupações” resultam de “saber se a Grécia vai sair da zona euro” e, por outro lado, “se Itália e Espanha tomarão medidas de saneamento suficientemente abrangentes”.

“Resolver estes dois problemas depende da determinação de reforma da Grécia, de Espanha, de Itália e de outros países”, afirmou o primeiro-ministro chinês.

O político afirmou que a China vai continuar a fazer investimentos em títulos na Europa.

“A China aumentará a comunicação e as consultas com a União Europeia, o Banco Central Europeu, importantes fundos monetários e os principais países para apoiar os membros afetados pela crise da dívida soberana a enfrentar as dificuldades”, informou, Wen Jiabao, citado pela agência noticiosa oficial chinesa.

Em destaque

Subir