Mundo

Chávez: Infeção nos pulmões foi controlada e Presidente está consciente, adianta governo

hugo chavezÉ falso que Hugo Chávez, Presidente da Venezuela, esteja em coma, sendo que a infeção pulmonar de que padece foi controlada, adianta o governo venezuelano. Esta declaração oficial surge numa altura em que ecoam notícias que dão conta de um estado de saúde terminal.

Depois de notícias que davam conta de que Hugo Chávez, de 58 anos, estaria perto da morte – com a família, alegadamente, a discutir se dava ordem para desligar as máquinas que mantinham o Presidente da Venezuela vivo –, surgem informações oficiais que dão conta de uma recuperação de Chávez.

De acordo com o governo venezuelano, que emitiu uma nota neste domingo, Hugo Chávez, que luta contra um cancro, não está em coma e a infeção pulmonar de que padece está controlada.

O governo da Venezuela adianta ainda que Chávez evoluiu favoravelmente, nos últimos dias. “Apesar do delicado estado de saúde, a evolução médica de Hugo Chávez, nos últimos dias, tem sido favorável. A infecção respiratória está controlada e o presidente mantém-se consciente”, revelou Ernesto Villegas, ministro que leu o comunicado.

Hugo Chávez mantém-se internado num hospital de Havana, em Cuba, sendo que diversos órgãos de informação da Venezuela divulgam notícias por vezes contraditórias. A informação oficial dá conta de uma recuperação, mas o verdadeiro estado de saúde do Presidente, que no passado dia 10 de janeiro faltou à tomada de posse, continua a ser pouco clara.

O cancro de Hugo Chávez provocou uma disputa política, com a oposição a considerar que a Venezuela se encontra num impasse, devido ao estado de Chávez. O Governo contrapõe, com declarações sempre otimistas.

Também Adán Chávez, irmão do líder venezuelano, desmentiu que a morte esteja a ser decidida pela família. “São totalmente falsas as informações de que o presidente está em coma e de que a família pondera desligar as máquinas que o mantêm vivo”, disse.

Em destaque

Subir