Mundo

Chávez: “Ele está consciente da complexidade do seu estado”, revelou vice-presidente da Venezuela

hugo chavezHugo Chávez, Presidente da Venezuela, está “consciente da gravidade do estado” de saúde, disse Nicolas Maduro, vice-presidente de Chávez, que não esconde que o quadro clínico é pouco animador. Chávez está em coma induzido, em virtude do cancro que o obrigou a regressar à sala de operações.

Numa entrevista ao canal Telesur, da Venezuela, Nicolas Maduro revelou que Hugo Chávez apresenta um quadro clínico “complexo”, sendo que o Presidente da Venezuela revelou ter consciência de que o pós-operatório não é, para já, animador.

Maduro escolheu muito bem as palavras, nesta entrevista, mas sabe-se que Hugo Chávez enfrenta uma luta pela vida, depois de ter voltado à sala de operações, há três semanas, em resultado de complicações no seu estado de saúde, resultantes do cancro que está a tratar.

“Pude vê-lo duas vezes e falei com ele. Hugo Chávez tem consciência da complexidade do pós-operatório e do seu estado de saúde”, afirmou Nicolas Maduro nesta entrevista à estação televisiva venezuelana. Entretanto, o Presidente da Venezuela está em coma induzido, o que provocou o cancelamento de diversos eventos que assinalavam a entrada no novo ano.

Hugo Chávez, eleito presidente em 1999, tem 58 anos e foi submetido a uma nova operação, depois de uma recidiva do cancro de que padece, diagnosticado em 2011. Já no dia 8 de dezembro de 2012, o líder venezuelano anunciou que iria voltar à mesa de operações, em Havana.

A tomada de posse para o novo mandato (recorde-se que Chávez foi reeleito no passado mês de outubro) está marcada para o dia 10 de janeiro, mas o calendário oficial terá de ser revisto. É a vida do Presidente da Venezuela que está em causa.

Em destaque

Subir