Desporto

Champions: Benfica encaixou quase 20 milhões, mais sete que FC Porto

chelsea_benfica_1Encarnados ganharam mais devido sobretudo ao facto de terem chegado mais longe. Mesmo assim, dragões tiveram um melhor encaixe nos direitos televisivos.

O Benfica foi o clube português que mais faturou com a Liga dos Campeões da época passada. Os encarnados ganharam 19,7 milhões de euros, enquanto que o FC Porto, o outro representante português, encaixou cerca de 12,3 milhões.

Esta diferença deve-se sobretudo às campanhas realizadas pelos dois clubes, nomeadamente a fase onde chegaram e o número de vitórias na fase de grupos.

Recorde-se que o Benfica venceu o Grupo C da Champions, com três vitórias e três empates, fazendo um total de 12 pontos e ficando à frente de Basileia, Manchester United e Otelul Galati. Seguiu-se depois a fase das eliminatórias. Nos oitavos de final, a formação de Jorge Jesus encontrou e derrotou o Zenit de São Petersburgo, perdendo a primeira-mão, na Rússia, por 2-3, e vencendo na Luz na segunda, por 2-0. O Chelsea foi o adversário seguinte, já nos quartos de final. Aí, os encarnados acabariam por perder os dois jogos (0-1 e 1-2).

Já o FC Porto não passou a fase de grupos, onde conseguiu duas vitórias, dois empates e duas derrotas, amealhando assim um valor inferior ao rival de Lisboa.

Feitas as contas, contabilizando o valor da participação na prova e da participação em todos os jogos, assim como o número de vitórias, os encarnados superaram os azuis e brancos em cerca de 7,4 milhões de euros.

Só na parte dos direitos televisivos é que os dragões ganharam mais dinheiro. Segundo a UEFA, que tornou esta sexta-feira públicos os ganhos de todas as equipas, o FC Porto encaixou 2,79 milhões de euros, enquanto que o Benfica ficou-se pelos 2,65 milhões.

Inevitavelmente, nesta edição, a equipa que mais ganhou foi o Chelsea, clube vencedor da prova. Os ‘Blues’ meteram ao bolso cerca de 60 milhões de euros. Já o Bayern de Munique, finalista vencido, encaixou cerca de 41.

Em destaque

Subir