Mundo

Cerveja mata em Moçambique: 69 pessoas intoxicadas em Chitima, 35 sob observação

cerveja mocambiquePelo menos 69 pessoas morreram em Chitima (Moçambique), depois de beberem cerveja tradicional, conhecida como “phombe”. Há ainda 35 vítimas a serem observadas desde sábado. A imprensa moçambicana dá conta de suspeitas de bílis de crocodilo.

Há já 69 mortos confirmados em Moçambique, no caso da infeção de uma cerveja tradicional, bebida no passado sábado, em Chitima, noroeste de Moçambique.

Além das vítimas mortais, contam-se ainda 35 vítimas da intoxicação, que estão a ser acompanhadas desde o dia em que a cerveja foi consumida. As autoridades moçambicanas temem que nem todas sobrevivam.

A ‘phombe’ é uma cerveja tradicional, que se bebe naquela região. Segundo a AFP, que cita a imprensa local, há suspeitas de que a cerveja contivesse bílis de crocodilo, considerado um veneno muito forte e letal.

A maioria das vítimas regressava de um funeral. Uma mulher (que confecionou a cerveja) também está entre os mortos confirmados.

Depois das cerimónias fúnebres, juntaram-se e beberam a cerveja, que foi distribuída pela comunidade local.

Entretanto, neste domingo, o governo de Moçambique decidiu decretar três dias de luto nacional. Nunca se verificou naquele país um caso semelhante de intoxicação do género.

Em destaque

Subir