Nas Notícias

Veja o autocarro que ‘voa’ por cima dos engarrafamentos

A China quer lançar no final deste ano o Land Air Bus, um autocarro capaz de ignorar os congestionamentos de trânsito. Funcionando à base de carris, o veículo será capaz de ‘voar’ por cima dos carros que aguardam na fila e terá sempre prioridade nos semáforos.

O Land Air Bus (LAB) será uma realidade em breve. Este autocarro, para já apenas um projeto dos chineses do Shenzhen Huashi Future Parking Equipment, está pensado para ser um viaduto com rodas.

A cabine para os passageiros será no topo de um arco com quatro metros de altura, com as laterais a assentarem em carris. Isto significa que o ‘rés do chão’ (até aos dois metros) fica livre para os restantes veículos.

Quando os carros pararem na estrada, o LAB ‘voará’ por cima, ignorando os congestionamentos de trânsito.

Os semáforos também não serão problema: este autocarro do futuro está equipado com uma tecnologia que vai garantir sempre a prioridade.

A China TBS, uma das empresas envolvidas no consórcio, divulgou alguns dos detalhes de um projeto do qual já se fala há três anos.

Até ao final deste ano está projetada a construção de 186 quilómetros de carris, no distrito de Mentougou, em Pequim. Com quatro carruagens, o LAB deverá circular a uma velocidade de 40 quilómetros por hora (embora consiga atingir os 60) e transportar até 1200 passageiros.

As estimativas apontam para uma redução de 30 por cento no trânsito e de 860 toneladas de combustível por ano (parte da alimentação do LAB é através da energia solar), o que representa um corte de 2640 toneladas de CO2 libertado por transportes.

Em destaque

Subir