PT Animal

CERVAS devolve à natureza 25 animais reabilitados

salu_crias

Desde o passado sábado que o CERVAS está a devolver 25 animais à natureza. Corujas, águias, milhafres, esquilos e cágados foram libertados em diferentes pontos dos distritos da Guarda, Coimbra, Viseu e Castelo Branco, depois de terem sido recuperados no centro.

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), de Gouveia, tem estado a realizar mais uma campanha de devolução de animais reabilitados à natureza.

Tratam-se de animais que deram entrada no centro com diversos tipos de problemas e foram reabilitados, estando agora aptos a viver como sempre: em liberdade.

Alguns dos animais são corujas-do-mato (Strix aluco) e esquilos (Sciurus vulgaris) que foram encontradas quando eram pequenas crias. Estes animais foram recolhidos por pessoas que os entregaram ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR e a vigilantes da natureza de áreas protegidas que, por sua vez, os encaminharam para o CERVAS, onde foram alimentados e passaram por processos de treino e socialização tendo em vista a sua reintegração no meio natural.

Há também cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) que estavam em cativeiro ilegal e que foram entregues voluntariamente por crianças de uma escola onde foi realizada uma sessão de educação ambiental, na qual se apresentaram as espécies autóctones de cágados e algumas das suas ameaças, com destaque para a introdução de espécies exóticas.

Estes animais permaneceram algumas semanas sob avaliação no centro e serão devolvidas à natureza com as crianças da escola.

Uma águia-cobreira (Circaetus gallicus) , uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) e um falcão-abelheiro (Pernis apivorus) regressarão também aos céus após terem sido feridos com tiros. O processo de recuperação consistiu em tratamento dos ferimentos e fraturas que apresentavam, a que se seguiram períodos de fisioterapia e treino de voo em contacto com outras aves de rapina diurnas.

A primeira ação teve lugar na tarde do passado sábado, na Escola Superior Agrária de Coimbra, onde foi libertado um milhafre-preto (Milvus migrans) que tinha estado numa situação de cativeiro ilegal e cujo processo de recuperação física e mental demorou aproximadamente um ano.

A anteceder a libertação foi realizada uma palestra para alunos do mestrado de Agricultura Biológica e uma oficina de introdução à recuperação de animais selvagens.

Até ao final de maio e durante o mês de junho decorrerão as restantes ações, sendo de destacar algumas libertações como as de uma águia-d´asa-redonda e um falcão-abelheiro na Guarda no dia 30, uma águia-cobreira em Gouveia no dia 1 (durante as comemorações do Dia da Criança), várias corujas na Covilhã no dia 9 e quatro cágados mediterrânicos em Mangualde no dia 12, entre outras.

Para mais informações detalhadas todos os interessados em assistir a estas ações poderão contactar o CERVAS (927713585 ou [email protected]) ou acompanhar o trabalho do centro através da página http://cervas-aldeia.blogspot.pt/ e no Facebook.

O CERVAS é uma estrutura que se dedica à recuperação de animais selvagens e à educação ambiental e está localizado em Gouveia, no Parque Natural da Serra da Estrela. A gestão do centro está a cargo da associação ALDEIA desde 2009, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e com a ANA – Aeroportos de Portugal, SA, o principal patrocinador do centro.

Para apoiar o CERVAS também é possível proceder ao apadrinhamento de animais em recuperação, sendo esta uma das melhores formas de envolvimento direto que os cidadãos e entidades poderão realizar.

Em destaque

Subir