Desporto

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres2012 com secretismo e tradição

jogos_olimpicos_londres_logoCerimónia de abertura do evento que Londres acolhe, os Jogos Olímpicos de 2012, reserva um segredo muitíssimo bem guardado na arca da imaginação de Danny Boyle, realizador britânico que tem a seu cargo o espetáculo que marca a abertura oficial dos Jogos Olímpicos Londres2012. O Estádio Olímpico de Londres deverá ser palco de uma recriação da História, durante cerca de 2h30.

A cerimónia de abertura de hoje, que marca o início dos Jogos de 2012, na capital britânica, está protegida num tesouro, guardada no segredo dos deuses até à hora em que têm início os Jogos Olímpicos Londres 2012, evento que baterá, desde já, um recorde na história dos Jogos: nunca antes participaram numa cerimónia de abertura tantos chefes de Estado como em Londres.

Entre os presentes estará a família real inglesa, o chefe de Governo David Cameron, sendo que o Presidente da República, Cavaco Silva, também se desloca a Londres, para ver uma das mais belas recriações do mundo – é a tradição das cerimónias dos grandes eventos mundiais, desportivos ou não.

O realizador britânico Danny Boyle tem a seu cargo a criação do espetáculo da primeira cerimónia dos Jogos Olímpicos de Londres2012. E o grande desafio de Boyle foi conseguir secretismo num país onde se multiplicam tablóides sedentos de novidade, sendo que participam nesta cerimónia de abertura milhares de participantes e figurantes.

Apesar das tentativas de manter escondido o teor do espetáculo, surgem algumas informações sobre o que Danny Boyle idealizou – com ensaios e movimentações em redor do estádio olímpico de Londres seria praticamente impossível que todos os detalhes dos Jogos ficassem no baú do realizador. Há informações que dão conta da participação de enfermeiros e de médicos do serviço nacional de saúde inglês, num número de dança, nesta cerimónia de abertura que deve contar ainda com um cenário vivo, onde constarão alguns animais, como ovelhas e até vacas.

O único dado oficial que não é mantido no secretismo do começo dos Jogos de Londres é o valor investido para esta cerimónia: cerca de 35 milhões de euros (27 milhões de libras). Um investimento olímpico, à dimensão de um evento que reúne centenas de atletas de todo o mundo.

A abertura dos Jogos Olímpicos está marcada para as 21h00 de Londres (o mesmo fuso horário de Lisboa), sendo que esta é a hora em que se declara aberto o maior evento desportivo do mundo. Esta cerimónia representa o começo da competição, mas o espírito olímpico já se sente há algum tempo, não só na capital britânica, mas também em toda a Inglaterra.

Além de participar na cerimónia de abertura, Cavaco Silva também deve visitar a Aldeia Olímpica, onde está instalada a representação portuguesa. Os atletas lusos partem com grandes aspirações, ainda que as tradições na quantidade de conquistas de medalhas e a qualidade dos adversários – atletas provenientes de 204 países – alimentem poucos sonhos de subidas ao pódio nos Jogos Olímpicos. Mas há vitórias que passam por bons registos em Londres, mesmo sem o peso de uma medalha conquistada.

A cerimónia, que terá uma duração estimada em 2h30 horas, deverá recriar o passado rural da velha Inglaterra, bem como as tradições britânicas, assim como eventos históricos que marcam o país, desde a Revolução Industrial à Família Real.

Relativamente a Portugal, terá cerca de 30 elementos presentes nesta cerimónia de abertura dos Jogos, que dá início aos Jogos Olímpicos de Londres, a 27.ª edição do evento na Era Moderna.

Os Jogos Olímpicos mereceram ‘honras’ de um doodle, que a Google dedica ao evento, durante o dia de hoje.

Em destaque

Subir