Ciência

Cassini Spacecraft: O “Grande Final” que está para breve

A Google celebra hoje a mudança na rota da sonda Cassini, que ficará entre Saturno e os seus anéis com um doodle ‘paparazzi’. Veja o vídeo.

A sonda Cassini foi lançada em outubro de 1997 e estará a orbitar por Saturno até setembro de 2017, uma missão que chegará ao fim 20 anos depois. Durante esta altura, foi o primeiro satélite artificial não tripulado a orbitar o sexto planeta do Sistema Solar, retratando as suas características, os seus anéis, as luas Titã e Enceladus, ajudando a resolver muitos mistérios relacionados com este planeta.

Trata-se de um projeto que foi desenvolvido entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA), que desenvolveram a sonda Huygens que tinha como missão pousar na lua Titã, e a Agência Espacial Italiana (ASI).

Esta sonda espacial não tripulada viajou mais de 3500 milhões de quilómetros, chegando a Saturno em 2004. Deste modo, tornou-se o primeiro satélite artificial a enviar informações valiosas sobre Saturno, desde que entrou na sua órbita.

Em abril deste ano, a Cassini começou a aproximar-se da Titã, bem como dos misteriosos anéis de Saturno.

A recolha de informações por parte da Cassini pode responder a grandes questões que ainda existem sobre este planeta, como a NASA explica: como é a sua estrutura interna, quantas horas tem um dia, transformação do núcleo e quando os anéis foram formados.

Com esta aproximação aos anéis, será possível pela primeira vez analisar partículas de gelo dos anéis principais e as camadas exteriores da atmosfera.

No dia 11 de setembro de 2017, o satélite realizará o seu último voo por Saturno, que já foi apelidado de ‘beijo do adeus’, encaminhando depois a Cassini para a atmosfera do planeta, desintegrando-se para sempre.

Em destaque

Subir