Desporto

Caso dos e-mails no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem

O FC Porto vai avançar com um processo no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por causa do caso dos e-mails do Benfica. A garantia foi dada, nesta terça-feira, por Francisco J. Marques, em reação à proibição de divulgação de mais material informático, decretada na passada semana por um Tribunal português.

O diretor de informação e comunicação dos dragões, em declarações no Porto Canal, explicou que a proibição “põe em causa princípios básicos da democracia” e “oculta a liberdade de expressão”.

Francisco J. Marques explica ainda que o emblema portista estuda a possibilidade de levar o caso ao Tribunal Europeu dos Diretos do Homem “por perceber que há princípios que são postos em causa”.

“Devo lembrar que o chamado escândalo dos emails, o maior dos últimos tempos do futebol português, originou a abertura de uma investigação por corrupção ativa e passiva e provocou buscas”, afirmou Francisco J. Marques que, logo após ser conhecida a decisão do Tribunal, garantiu ao PT Jornal que o clube iria tomar uma posição.

O dirigente portista sublinha ainda que “surpreende que quase 44 anos depois do 25 de Abril, a única televisão fora de Lisboa seja a impedida de prestar o direito à informação”.

Após a primeira decisão, que foi desfavorável aos encarnados, o Benfica meteu recurso, alegando que a divulgação de correio eletrónico estava a levar a um “enfraquecimento da ligação emocional dos adeptos”.

O Tribunal acabou por dar razão aos encarnados e decretou uma proibição de divulgação de material informático do Benfica, nomeadamente, através do Porto Canal, onde Francisco J. Marques, nos últimos meses, tem mostrado alegado conteúdo benfiquista.

Em destaque

Subir