Mundo

Casamento de Kate e William aos olhos da imprensa

A imprensa montou um cerco ao casamento de Kate e William. Mas, o que escreve a imprensa sobre o mais mediático casamento do século? O Ciberjunta montou um cerco à imprensa e conduz o leitor pelas histórias que marcam a cerimónia desta sexta-feira, que mobiliza Londres, Inglaterra e o mundo inteiro…

O ritmo de notícias produzidas em redor do casamento de William e Kate Middleton é intenso. Sobra informação e começam a escassear ideias. O que escrever sobre a boda real? Como ser original na abordagem? Ficam alguns exemplos de diferentes abordagens na cerimónia.

Vamos fazer uma viagem pela Imprensa. A agência AFP revela que Kate Middleton “não vai prometer obedecer ao príncipe William em seus votos de casamento”, segundo revela o programa oficial da cerimónia.

A AFP faz também uma peça com o casamento real em números, desde o um (número de alianças que William colocará no dedo) ao dois mil milhões (número de espectadores que assistirá à cerimónia.

A Rádio Renascença aborda o “sim” de William e Kate Middleton, amanhã, que poderá ser “uma oportunidade para a Inglaterra que acredita nos contos de fadas reais se redimir”.

Já a imprensa internacional, através do jornal Globo, fala na divisão entre os britânicos. Segundo um estudo, “23 por cento dos adultos britânicos não vão assistir à cerimónia”, mais do que “os 22 por cento que disseram que definitivamente vão estar ligados no casamento do ano”.

A Visão online opta por um resumo de “tudo o que você precisa saber” sobre o casamento de Kate e William, com 10 factos chave relacionados com a cerimónia e tudo o que a envolve.

O diário português i segue outro caminho, dando a conhecer a noiva: “o casamento pode ser o mais aguardado do mundo, mas a noiva continua a ser pouco conhecida”.

Por seu turno, o Público decide fazer um paralelo entre Kate e Diana. “Kate não é Diana, mas será a primeira rainha do povo”, escreve o diário português.

O Público recorda o passado, não na perspetiva da comparação de Kate e Diana, mas analisando as três décadas que separam o casamento desta sexta-feira com o de Carlos e Diana.

O Diário de Notícias segue os passos do noivo, considerando que o casamento “está a ser usado como publicidade ao príncipe William, mas é improvável que ultrapasse o pai no acesso ao trono”

E, afinal, “quem é William”, questiona o Expresso, que traça o perfil do príncipe William Arthur Philip Louis, “já aclamado pelo povo como o futuro rei de Inglaterra”. Desse perfil fazem parte características como: “profissional, confiante e afável”

A mesma pergunta é colocada pelo mesmo jornal, que faz o mesmo trabalho analisando o perfil de Catherine Elizabeth Middleton, “que poderá vir a ser a futura rainha de Inglaterra”.

Já o Sol entra no campo da tecnologia, para abordar o lançamento de uma aplicação para telemóveis, que, segundo o jornal, é revelador “do acrescido interesse na monarquia britânica devido ao casamento do príncipe William com Kate”.

Em destaque

Subir