Nas Redes

Cartaz oficial do Festival de Cannes envolto em polémica

O cartaz oficial da 70.ª edição do festival de Cinema de Cannes, que se vai realizar em maio deste ano, foi revelado esta quarta-feira e já está envolto em polémica. Segundo os órgãos de comunicação franceses, a imagem da atriz Claudia Cardinale foi retocada para que a atriz parecesse mais magra.

A imagem que consta no cartaz foi tirada a Claudia Cardinale, com 78 anos atualmente, quando a atriz era jovem e foi fotografada, a roda a saia, num telhado em Roma, em 1959.

“Apesar de o cartaz ser magnífico, a fotografia foi claramente e deploravelmente retocada para tornar as coxas da atriz mais magras. Que pena”, escreveu a revista semanal francesa ‘Telerama’, que questionou a necessidade de retocar a imagem.

Os internautas também ficaram indignados com o sucedido, interrogando-se também qual a necessidade de utilizar ferramentas de edição numa fotografia da atriz, numa época em que ela era o símbolo de beleza, juventude e saúde.

A atriz já reagiu à polémica, pelo que disse não estar impressionada. “A imagem foi retocada para acentuar o efeito de leveza e transpor-me para uma personagem de sonho”, afirmou em declarações ao ‘Huffington Post’.

O Festival de Cannes também já emitiu um comunicado acerca desta questão. “Esta preocupação por realismo não tem lugar aqui, como feminista assumida, não qualquer afronta ao corpo feminino. Há coisas mais importantes para discutir no mundo. Isto é cinema”, afirmou Claudia Cardinale, que revelou sentir-se honrada em ser a protagonista do cartaz oficial.

No entanto, as outras feministas não partilham a mesma opinião que a atriz. Claire Serre-Combe, da associação ‘Osez le feminisme!’ (Ouse ser feminista!), afirma que é ofensivo que a atriz “magra e magnífica na foto original” tenha de ter “perdido quilos” para aparecer no cartaz oficial de Cannes.

 

Em destaque

Subir