Motores

Carlos Sousa de regresso ao Dakar

Carlos Sousa está de regresso ao Rali Dakar, alinhando na edição que tem lugar entre os dias 6 e 20 de janeiro de 2018 aos comandos de um Duster integrado na equipa oficial da Renault Sport Argentina. O piloto de Almada tem como objetivo terminar entre os dez primeiros da classificação geral dos automóveis.

Embora não se trate da sua primeira participação na prova ‘rainha’ do todo-o-terreno em terras sul-americanas será uma estreia de Carlos Sousa aos comandos de um carro da Renault Sport Argentina.

Para o piloto português esta é uma oportunidade única:

“Um convite que me orgulha bastante. Estava parado há dois anos, e longe de imaginar de poder ser convidado para regressar ao Dakar. Mas o convite surgiu e não podia ficar em casa. Estou muito motivado, tendo acompanhado o excelente trabalho que a equipa tem feito, e não vejo a hora de me sentar ao volante do Duster, com quem travei curiosas lutas no passado”.

Relativamente ao potencial do Duster, Carlos Sousa não tem dúvidas de que “é grande e basta ver os resultados alcançados em algumas etapas, em anteriores edições”.

“Acredito que podemos surpreender com um resultado final entre os dez primeiros. É uma expetativa muito elevada face à qualidade da lista de inscritos, mas tanto eu com a equipa acreditamos nessa possibilidade. Também confio que a experiência que tenho no deserto pode ajudar a concretizar esse objetivo, e como a edição de 2018 do Dakar até começa logo com areia espero estar à altura do desafio”.

Até à partida marcada para a cidade de Lima (Peru), o piloto de Almada tem como principal preocupação “recuperar o ritmo perdido em dois anos de ausência de competições. Felizmente, no final deste mês, está agendado um importante teste com a equipa na Argentina. Uma sessão em que está previsto realizar cerca de 2.000 quilómetros. Ou seja, uma excelente oportunidade para também ficar a conhecer o Duster”.

O nome do navegador que acompanhará Carlos Sousa na 40ª edição do Dakar ainda não é conhecido, até porque como admite o piloto nacional, “o convite é tão recente que ainda nem tive tempo para pensar em nomes. Mas é um assunto que vai ficar fechado em breve”.

A equipa Renault Duster Dakar Team participará na 40ª edição do Dakar (10ª em território da América do Sul) com Carlos Sousa e o argentino Emiliano Spataro, o habitual piloto da formação que, em 2014, conquistou o melhor resultado do projeto: quarto lugar da classe, a que correspondeu a 14ª posição à geral.

Em destaque

Subir