Nas Notícias

“Carlos Cruz será preso. Ele não fugirá”, diz Sá Fernandes, sobre alegado chumbo do TC

A confirmar-se o chumbo do recurso, diz Sá Fernandes que “Carlos Cruz será preso”. O advogado vai mais longe: “Posso garantir que ele não fugirá. Não é preciso irem buscá-lo a casa”.

No entanto, mesmo que o Tribunal Constitucional tenha mesmo chumbado o recurso, a defesa do apresentador vai recorrer a todas as possibilidades para evitar esta prisão. “Ele recolherá à cadeia, de cabeça levantada, tal como sairá de cabeça levantada”, afirmou o advogado.

Ricardo Sá Fernandes teceu uma crítica velada ao facto de a comunicação social ter acesso a informações judiciais em primeira mão: “Não fui notificado [das decisão do Tribunal Constitucional], o que não quer dizer que a notícia não seja verdadeira. Já estou habituado a tomar conhecimento de decisões judiciais através da comunicação social”.

Se o chumbo do tribunal for uma realidade Carlos Cruz tem um prazo de 10 dias para se apresentar na prisão, altura em que a decisão transita em julgado. Sá Fernandes, no entanto, promete continuar a lutar pela verdade, para “desmascarar” o processo Casa Pia, “uma grande mentira que nos deve envergonhar”.

Recorde-se que o antigo apresentador fora condenado a uma pena de seis anos de prisão, sendo que uma parte dessa sentença já está cumprida. A defesa pondera recorrer a instâncias europeias para travar o que considera ser uma injustiça.

O julgamento do processo Casa Pia – o mais longo da história da Justiça portuguesa –prolongou-se por seis anos, desde o dia 25 de novembro de 2004 até ao dia 3 de setembro de 2010”. Na queixa entregue no TEDH, este tempo prolongado é “injustificado” e revelador de “total incapacidade do Tribunal para centrar o julgamento naquilo que verdadeiramente relevava”. Nesse sentido, Carlos Cruz considera-se vítima de atropelos aos Direitos Humanos.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir