Tecnologia

Capacidade em filtrar sons aumenta caso fale mais que uma língua

ouvido_1A conclusão é de um estudo norte-americano, que colocou mais de quatro dezenas de estudantes, cerca metade dos quais que falam duas línguas, em cenários barulhentos.

Falar duas línguas, em vez de apenas uma, aumenta consideravelmente as capacidades do cérebro, sobretudo no que toca à filtragem de informação e consequente atenção à mesma.

A conclusão é revelada após uma investigação norte-americana da Universidade de Northwestern, tornada pública pela revista Proceedings of the Nacional Academy of Sciences.

Os testes foram simples. Os investigadores convidaram 48 estudantes e colocaram-nos perante cenários barulhentos. Os resultados são claros.

Os estudantes que falam duas línguas (bilingues) conseguem mais facilmente filtrar a informação sonora que recebem, prestando desta forma mais atenção ao que realmente interessa. A informação foi recolhida através da colocação de elétrodos na cabeça dos jovens, permitindo aos investigadores a captação das variações das ondas elétricas cerebrais.

Já quando colocados em ambientes silenciosos, não foram notadas grandes diferenças, entre quem falava uma ou duas línguas.

Em destaque

Subir