Nas Notícias

Cão descobre corpo da menina que desapareceu em Matosinhos a 25 de abril

buscas_praiaDez dias depois, o corpo da menina desaparecida na Praia da Memória, em Matosinhos, foi encontrado: uma cidadã passeava junto ao mar, com um cão, animal que “deu o alerta” e permitiu que detetar o corpo da menina, que era procurada há 10 dias.

Um passeio na Praia da Memória terminou em tragédia, com uma idosa e uma menina como vítimas mortais. Outro passeio nas mesmas areias, em Matosinhos, levou a que o corpo da menina fosse encontrado.

Segundo o comandante Luís Jimenez, da Capitania do Porto Douro e Leixões, um popular passeava junto à costa com um cão, sendo que “foi o animal que acabou por dar o alerta”, conduzindo a dona ao local onde estava a criança desaparecida desde o dia 25 de abril.

A menina e a avó passeavam na Praia da Memória, em Matosinhos, quando terá sido colhida por uma onda. A avó morreu afogada, numa tentativa de salvar a neta. O corpo da idosa foi encontrado, ao contrário da menor, que permaneceu desaparecida.

As buscas decorreram durante dias, ainda que as esperanças de encontrar a menina viva fossem quase nulas. Até que um popular e o seu cão colocam um ponto final nesta missão.

“Um popular passeava junto da praia com um cão e foi o animal que permitiu que o corpo da criança fosse descoberto, na zona de rebentação”, realça o comandante Luís Jimenez à RTP.

O corpo foi recolhido e enviado para o Instituto de Medicina Legal do Porto. Os pais estiveram no local, mas uma equipa de psicólogos da Câmara Municipal de Matosinhos conseguiu encorajá-los a deixar a Praia da Memória.

O acidente, recorde-se, ocorreu no dia 25 de abril, sendo que as buscas decorriam, na tentativa de encontrar pelo menos o corpo da menina. As condições climatéricas (a forte ondulação marítima) estão na origem destas mortes.

E precisamente as condições climatéricas suscitam o alerta: a proximidade do mar é desaconselhada, em virtude de correntes anormais, que podem originar este tipo de incidentes.

Em destaque

Subir