Nas Notícias

Canon compra à Toshiba divisão de equipamentos médicos

dispositivos medicos

A Toshiba deixou de desenvolver equipamentos médicos. A divisão foi vendida à Canon, por 5300 milhões de euros, e do negócio saem 2900 milhões para a construção de uma fábrica de chips, no Japão. O fim da aposta nos equipamentos médicos deve-se à fraude contabilística.

A reestruturação da Toshiba, provocada pela descoberta de sete anos de fraude contabilística, que adulterou as receitas em quase 2000 milhões de euros, levou o gigante japonês a vender a divisão de equipamentos médicos.

E o negócio já está feito. Em comunicado, a empresa anunciou a venda da Toshiba Medical Corp, por 665,5 mil milhões de ienes (cerca de 5300 milhões de euros), à Canon, outro gigante do Japão mais conhecido ao nível da fotografia.

O anúncio provocou uma resposta quase imediata de um rival da Canon, a Fujifilm, que alertou para a violação das leis da concorrência, dada uma concentração que se assemelha a um monopólio.

No mesmo comunicado, a Toshiba revelou o destino de parte do dinheiro que valeu a venda da divisão de equipamentos médicos. Quase 2000 milhões de euros vão ser investidos na construção de uma fábrica de chips, no Japão.

A Reuters avança que será essa fábrica a ‘alimentar’ uma vasta gama de produtos da Toshiba, pois daí sairão as memórias flash que vão equipar televisores, computadores, consolas, impressoras e até… alguns dispositivos médicos.

Em destaque

Subir