Nas Notícias

Cancro: O cigarro é mais inimigo das mulheres do que dos homens, revela estudo

fumar 3De acordo com um estudo revelado pela BBC, as mulheres fumadoras enfrentam um risco superior de sofrer cancro do intestino, em comparação com os homens. A Universidade de Tromso analisou 600 mil pacientes com aquele tipo de cancro e descobriu esta diferença.

O cigarro é mais inimigo das mulheres, revela um estudo da autoria de cientistas noruegueses, divulgado pela BBC. As probabilidades de padecer de cancro no intestino são superiores nas mulheres que fumam, em comparação com os homens fumadores.

Os investigadores da Universidade de Tromso fizeram uma análise de dados relativos a 600 mil pacientes com aquele tipo de cancro e descobriram que existe uma diferença entre homens e mulheres.

E a pesquisa quantifica esta diferença: o risco de padecer de cancro de intestino, nas mulheres fumadoras, é duas vezes superior, comparativamente aos homens que encontram prazer no cigarro.

O estudo – publicado pela revista Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention e divulgado pela BBC – compara também as taxas de incidência do cancro do intestino nas mulheres e homens que fumam e naquelas e naqueles que não o fazem.

E a conclusão não deixa dúvidas. O cigarro aumenta, nas mulheres, o risco em 19 por cento. Já nos homens, verifica-se que o tabagismo faz aumentar esse risco em nove por cento.

Em destaque

Subir