Nas Notícias

Cancro em crianças: Meninas tornam-se modelos em nome da sensibilização

cancro em criancas 210cancro em criancasPara chamar a atenção para o cancro em crianças, uma fotógrafa juntou três meninas num ensaio fotográfico. Rylie, Ainsley e Rheann, entre os 3 e os 6 anos de idade, estão a emocionar o mundo como um exemplo na luta contra a doença.

Rylie, Ainsley e Rheann têm apenas 3, 4 e 6 anos de idade, mas tornaram-se em modelos conhecidas mundialmente graças a um projeto de Lora Scantling.

Esta fotógrafa de Oklahoma, nos EUA, quis despertar consciências para o problema do cancro em crianças. Juntou as três meninas, que não se conheciam, e conseguiu que duas lojas de roupa para crianças emprestassem o vestuário para uma sessão fotográfica.

Em poucos dias, as imagens tornaram-se um fenómeno mundial, comovendo milhares de pessoas por todo o mundo.

“Quando tirámos as fotografias eu já sabia que iam causar um grande impacto devido ao que representam, mas nunca teria imaginado esta dimensão”, reconheceu Lora Scantling, entrevistada pelo Daily Mail: “sinto-me profundamente honrada por várias pessoas em todo o mundo estarem a partilhar a história destas meninas”.

Uma história de total sucesso no cas de Rylie: a menina de 3 anos derrotou um cancro nos rins. Ainsley, de 4, tem uma leucemia em remissão e Rheann, de 6, continua a lutar contra um tipo raro de tumor cerebral.

A ideia surgiu após uma amiga próxima a Lora Scantling ter perdido um bebé de 1 ano para a leucemia. O padrasto da fotógrafa enfrenta um cancro do pulmão no estádio 4 (o pior dos quatro níveis da escala).

“Queria capturar num só retrato algo que dissesse mais do que mil palavras. Alertar para o cancro infantil é uma missão especial para mim”, salientou Lora Scantling.

As fotos com as três meninas incluem motes como “por vezes a força vem de saberes que não estás sozinho”.

Em destaque

Subir