Nas Notícias

Cancro da mama: Aprenda a identificá-lo e conheça os fatores de risco

cancro_mamaCancro da mama é o tipo de cancro mais frequente e letal nas mulheres portuguesas, sendo que mata uma por minuto, em todo o mundo. O Ipatimup divulgou um vídeo com informação e números, para alertar consciências e avançar na deteção precoce, que aumenta as probabilidades de cura do cancro da mama. Uma mulher informada é mais facilmente curada.

Em Portugal, quatro mulheres morrem por dia, vítimas do cancro de mama. Em todo o mundo, há 1,4 milhões de novos casos detetados anualmente e 500 mil mulheres que morrem da doença. As probabilidades de desenvolver cancro da mama nas mulheres são 100 vezes maiores do que nos homens.

São números apresentados na Semana Europeia do Cancro, pelo Ipatimup (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), que através de um vídeo da série [IN VIVO] ajuda as mulheres a perceber e prevenir este tipo de cancro, adotando os comportamentos mais adequados.

O Ipatimup sublinha os fatores de risco e os sinais de alarme, para que as mulheres possam prevenir e agir, em vez de reagir. Esse riscoe aumenta se a menstruação for precoce (antes dos 12 anos). Uma dieta com muitas calorias na adolescência também contribui para o aumento do risco de cancro da mama.

O consumo de álcool, em qualquer fase da vida, assume um papel fundamental no aumento das probabilidades de padecer desta doença. Não ter filhos ou ter o primeiro após os 35 anos também contribuem para o aumento do risco do cancro da mama.

Outros sinais que devem ser tidos em conta são uma menopausa tardia, uma terapia hormonal de substituição, ou o excesso de peso na menopausa. O historial familiar de casos deste tipo de cancro também deve ser considerado pelas mulheres, sendo que o risco aumenta quando há casos de cancro de mama na família.

O cancro da mama é silencioso, mas pode provocar alterações visíveis no corpo (mudança do volume e da forma, ou manchas na mama), permitindo que a mulher possa ter perante si um sinal de alerta, mesmo não tendo dor. Em caso de dúvida, aconselha-se uma consulta no médico, com a maior urgência possível.

Através destes conselhos, o Ipatimup pretende combater o problema alertando para o mesmo e informando. O cancro da mama pode ser ‘tratado’ com a consulta destes dados agora reunidos no vídeo.

Em destaque

Subir