Cultura

‘Café com Tradição’ discute história de marcas líderes em Portugal

brinquedos_tradicionais‘Pioneiros da publicidade’ é o tema da primeira sessão do novo espaço do Ciclo do Café, o ‘Café com Tradição’, que se realiza a 19 de setembro, às 21h30, na Livraria Almedina Arrábida Shopping. Joaquim Penela, dos brinquedos PEPE, e o designer Nuno Coelho são os convidados da sessão. A entrada é livre.

Com origem no ano de 1921, em Alfena, os brinquedos da atual PEPE começaram por ser os primeiros brinquedos chamados ‘tradicionais de festas’, em Portugal. Joaquim Penela, sócio-gerente da empresa, explica que, na sessão, vai falar acerca da ‘evolução da empresa, do ponto de vista histórico, da construção das marcas e do seu desenvolvimento publicitário’.

Atualmente, os proprietários da empresa são responsáveis pela produção de brinquedos antigos, devido à procura de algumas lojas de artesanato e colecionadores, estando atualmente a produzir, entre outros, o Mercedes táxi, os VW Carochas nas diversas versões e as Furgonetas VW Pão de Forma.

Nuno Coelho, designer de comunicação e docente da Universidade de Coimbra, é outro convidado da sessão ‘Pioneiros da publicidade’. O designer vai dar como exemplos da temática as exposições: ‘Undesign’, resultante de uma coleção pessoal de embalagens antigas portuguesas e estrangeiras; ‘Viarco’, resultante da apresentação de parte do espólio gráfico da fábrica de lápis com o mesmo nome.

Nuno Coelho vai falar ainda da sua participação em ‘Timeless’, uma exposição da programação da Experimenta Design – Bienal de Lisboa 2009, tendo realizado uma peça autoral tendo como ponto de partida os cadernos da Firmo e da Emílio Braga.

Por outro lado, apresentará o trabalho desenvolvido até ao momento no âmbito da sua dissertação de Doutorando em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Com o título provisório ‘O Design de Embalagem em Portugal no séc. XX: do Funcional ao Simbólico’ tem como estudo de caso o espólio gráfico de embalagens da Saboaria e Perfumaria Confiança.

O ciclo ‘Café com Tradição’ resulta de uma parceria da Almedina, da Ideias Concertadas e da Companhia Portugueza. Com a moderação de José Luís Gonçalves, o ‘Café com Tradição’ é um ciclo de tertúlias entre a tradição e a modernidade, para pensar e discutir o passado e o futuro da identidade portuguesa.

Está inserido no ‘Ciclo do Café’, uma programação cultural estimulante do grupo editorial e livreiro Almedina que, até dezembro, propõe quatro espaços de discussão: Café do Direito, Almedina Conta um Conto, Café dos Sentidos e Café com Tradição.

Próximas sessões

• 14 de outubro – Marcas e identidades, com Rúben de Carvalho e um representante do Licor Beirão
• 11 de novembro – Os hábitos de consumo e a necessidade de evolução, com Nuno Rocha de ‘A Favorita do Bolhão’ e convidado a anunciar

Em destaque

Subir