Mundo

Bush ‘pai’ lamenta a morte de Nelson Mandela, que está vivo e regressou a casa

george hw bushx210george hw bushO gabinete de George Bush emitiu um comunicado de condolências pela morte de Nelson Mandela. Só que o ex-Presidente sul-africano ainda está vivo (embora em estado crítico) e já regressou a casa. O assessor Jim McGrath assumiu o erro após “uma má interpretação” de um título.

George Bush – o ‘pai’, não George W. Bush – emitiu, através do gabinete, um comunicado de condolências a lamentar a morte de Nelson Mandela. Só que as notícias da morte do histórico líder sul-africano foram francamente exageradas, parafraseando Mark Twain: ‘Madiba’ está vivo (embora em estado crítico) e já deixou o hospital onde esteve internado durante semanas, tendo regressado a casa.

“Barbara e eu lamentamos a morte de uma das pessoas que mais acreditavam na liberdade e que tivemos o privilégio de conhecer. Ele era um homem com uma coragem impressionante que mudou o curso da história do seu país”, escreveu George Bush, no comunicado ontem distribuído, manifestando as condolências “à sua família e aos seus conterrâneos”.

O erro não foi do ex-Presidente dos EUA, mas sim de um porta-voz. Jim McGrath, assessor de George Bush, assumiu o erro com uma confissão no Twitter: tinha “interpretado mal” o título de uma notícia sobre Mandela: “é um erro de minha parte. Peço desculpas a todos. A culpa foi minha e não de Bush”.

Em destaque

Subir