Cultura

Britânicos Rolling Stones comemoram meio século de carreira

rolling_stonesUm dos grupos mais famosos de sempre, os britânicos The Rolling Stones, comemoram hoje 50 anos de carreira e mais uma vez regressam aos estúdios. No dia em que recordam a primeira atuação, no Marquee Club, em Londres, pensam no futuro da banda, que está longe de terminar.

Os Rolling Stones assinalam hoje 50 anos de carreira, repletos de sucessos, de uma das bandas rock mais conhecidos mundialmente.

Os veteranos do rock não pretendem a ‘reforma’ e no mesmo dia em que comemoram meio século, regressam aos estúdios em trabalho, depois de um longo período de paragem, devido a alguns desentendimentos por parte de Richards e Mick Jagger.

Quanto a planos, a banda ainda não tem nada concreto. “Existem ideias. Mas para quando? Ainda não sei. Temos brincado com esse assunto e até feito alguns ensaios. Temo-nos sentido bem a tocar juntos”, disse Keith Richards, guitarrista e um dos fundadores do mítico grupo, à BBC.

Quando questionado sobre a longevidade do grupo, o guitarrista afirma que é algo surpreendente e que “na altura, os grupos duravam dois, três anos. Nós só queríamos passar uns bons tempos”.

Keith Richards, acrescenta ainda que vários foram os arrependimentos dos últimos 50 anos, nomeadamente os excessos e a morte do guitarrista, Brian Jones, encontrado morto numa piscina, um mês após ter abandonado o grupo em 1969. “Não teria tomado certas coisas se soubesse que ia ser tão difícil livrar-me delas. Tenho pena do Brian ter morrido. Lembro-me de lhe dizer ‘como é que te atreveste a sair da banda’. Éramos todos tão próximos”, diz.

Foi no verão do dia 12 de julho de 1962, que  os Rolling Stones, tiveram o seu primeiro concerto pago, no Marquee Club, em Londres, há precisamente 50 anos.

Na época a banda era constituída por, Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Ian Stewart, Dick Taylor e Mick AVory e faziam ‘covers’ de blues e rock. As críticas por parte dos especialistas da música não foram muito generosas, classificando a ‘performance’ de “pouco afinada e equilibrada”.

Passados alguns anos, foi sempre a somar e até à data e depois de algumas saídas e até da morte do de Brian Jones, o grupo tem no total 29 álbuns de estúdio, 10 deles ao vivo e ainda 31 compilações, 16 álbuns-vídeo, 57 videoclipes e noventa e dois singles.

Em destaque

Subir