Economia

Recuperação industrial em junho leva Portugal a ser o melhor da União Europeia

industriaA produção industrial aumentou 4,1 por cento em Portugal, de maio para junho, sendo o melhor registo em toda a União Europeia. O pior é que, relativamente ao mesmo período de 2011, a queda foi quase três vezes superior à média dos 27.

A indústria deu sinais de recuperação na União Europeia (UE) durante o mês de junho, quando a produção inverteu a tendência de queda que se vinha registando, quer entre os 27, quer na zona euro. Quem mais contribuiu para esta melhoria foi mesmo Portugal, recordista da EU com uma evolução de 4,1 por cento, muito acima dos 0,5 por cento no conjunto dos 27 e dos 0,6 por cento nos países da moeda única.

O destaque da recuperação nacional evidencia-se ainda mais por ser duas vezes superior ao segundo melhor ‘recuperador’, a Suécia, onde a evolução relativamente a maio fpo de dois por cento. Bem perto deste registo ficaram a Letónia (1,9) e a Alemanha (1,5 por cento).

Ainda assim, o gabinete oficial de estatísticas da UE mostrou que a recuperação não foi total entre os 27. A Lituânia caiu – com o impressionante registo de 16,3 por cento –, tal como a Eslovénia (-3,2), a França (-2,1) e a Holanda (-1,6 por cento).

Se Portugal brilhou ao comparar o período de junho a maio, também se destacou pela negativa no quadro da comparação homóloga. Quando comparado com o mesmo mês de 2011, a produção industrial nacional sofreu uma queda de 6,7 por cento, bastante pior do que o registado na UE (-2,3) e na zona euro (-2,8 por cento). Pior só conseguiram a Itália (-6,9), a Dinamarca (-9,2) e, sobretudo, a Lituânia (-14,8 por cento).

Em destaque

Subir