Mundo

Breivik queria decapitar Brundtland e publicar o vídeo do crime na Internet

anders_breivik_tribunalO autor confesso do massacre na Noruega, Anders Behring Breivik, revelou hoje que os seus planos passavam por capturar e decapitar a ex-primeira-ministra norueguesa, Gro Harlem Brundtland. Este crime que Breivik teria planeado, segundo o próprio, seria divulgado na Internet.

Anders Behring Breivik, autor do massacre da ilha de Utoya, na Noruega, afirmou hoje no tribunal de Oslo, em mais uma sessão do julgamento, que planeava “capturar e decapitar” a ex-primeira-ministra Gro Harlem Brundtland.

Este crime, segundo o plano de Breivik, seria filmado: “O plano era decapitar Gro Harlem Brundtland e filmar a cena. A decapitação seria gravada em vídeo, para publicação na Internet”.

Recorde-se que Brundtland já tinha deixado o acampamento da juventude do Partido Trabalhista, em Utoya, quando Breivik chegou ao local, a 22 de julho, depois uma bomba ter retirado a vida a oito pessoas, em Oslo.

Anders Breivik revelou ainda perante os juízes que se na Al-Qaeda para levar a cabo a decapitação. “Este crime seria uma arma muito poderosa, em termos psicológicos”, sublinhou ainda o fanático de extrema-direita, acusado da morte de 69 pessoas em Utoya, que se reuniram num encontro de verão.

A ex-primeira-ministra da Noruega foi eleito pelo Partido Trabalhista, exercendo durante 10 anos. Brundtland liderou também a Organização Mundial da Saúde e foi enviada das Nações Unidas para a questão das alterações climáticas.

No quarto dia do julgamento, Breivik, que responde por crimes de terrorismo, falou sobre o massacre da Noruega sem qualquer ressentimento, o que tem sido marca em todas as audiências. Chamou “traidores” às vítimas e revelou também que planeava os ataques desligado do mundo, recorrendo a jogos de computador, durante 16 horas por dia.

Em destaque

Subir