Mundo

Brasil vai ser convidado por Hugo Chávez para investir na área petroquímica da Venezuela

Hugo ChavezO Brasil, enquanto “grande importador de produtos petroquímicos”, vai ser convidado a investir na indústria venezuelana. Foi o próprio Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que anunciou a intenção de reforçar os laços económicos, na antecipação da cimeira do Mercosul.

O Brasil, enquanto potência emergente, é um investidor muito atrativo, especialmente para países vizinhos como a Venezuela. Em vésperas da cimeira de presidentes do Mercado Comum do Sul (Mercosul), de que ambos os países são membros, o Presidente venezuelano prepara uma visita oficial a terras de Vera Cruz para captar investimento brasileiro e abrir a porta a parcerias estratégicas.

“A Venezuela vai requerer maiores investimentos para o fortalecimento da área petroquímica, por exemplo, que interessa ao Brasil, porque é um grande importador de produtos petroquímicos, sobretudo fertilizantes”, assumiu o ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, António Patriota, que ontem visitou Caracas no âmbito da preparação da cimeira de 7 de dezembro.

O governante brasileiro acrescentou que ainda “há muitas coisas a fazer no plano científico, tecnológico, mas também na indústria”, pelo que os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países sul-americanos vão começar a encontrar-se duas vezes por mês, tendo como intuito “impulsar novas relações de comércio bilateral”.

“É tempo de aceleração, nessa data devemos ter concluído o trabalho das nomenclaturas para ativar a um nível superior do comércio, investimentos, importações e exportações, o desenvolvimento dos nossos países, a Argentina, Uruguai, Brasil e a Venezuela”, complementou António Patriota.

A visita de Hugo Chávez ao Brasil vai ser retribuída com a presença da homóloga brasileira, Dilma Rousseff, na tomada de posse do Presidente reeleito da Venezuela, agendada para 10 de janeiro.

Além dos encontros diplomáticos, o Banco Económico e Social do Brasil vai enviar uma delegação a Caracas, nos dias 12 e 13 de novembro, com o intuito de iniciar trabalhos conjuntos com o Banco de Desenvolvimento Económico e Social da Venezuela.

Em destaque

Subir