Nas Notícias

Bombeiros que morreram no combate às chamas alvo de homenagem no Parlamento

ar2Os oito bombeiros que morreram neste ano, no combate aos incêndios, foram recordados no Parlamento, hoje, durante a Comissão Permanente. A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, apresentou um voto de pesar, subscrito por todos os grupos parlamentares, ao qual se associou o Governo.

O voto de pesar apresentado pela presidente da Assembleia da República foi um tributo aos “corajosos” bombeiros, “heróis de um verão de incêndios”.

“Veneramos a sua coragem e amor aos outros, a sua entrega inteira, tão inteira que desafiou as possibilidades do humano até ao sacrifício extremo, porque nada é maior do que a vida. E foi a vida que, em defesa de todos nós, eles arriscaram e perderam. Todos lhes devemos tanto”, leu Assunção Esteves, antes de citar os nomes dos oito bombeiros que morreram neste verão.

António Nunes Ferreira (45 anos, Miranda do Douro), Pedro Rodrigues (41 anos, Covilhã), Ana Rita Pereira (23 anos, Alcabideche), Bernardo Figueiredo (23 anos, Estoril), Cátia Pereira Dias (21 anos, Carregal do Sal), Bernardo Cardoso (19 anos, Carregal do Sal), Fernando Reis (51 anos, Valença) e Daniel Falcão (25 anos, Miranda do Douro).

Foram “heróis em cenários de inferno”, nu combate “desigual”, entre o Homem e o fogo. “O que há de melhor e mais humano tem nestes nomes a sua mais intensa representação. Não os esqueceremos nunca. Não esqueceremos o seu exemplo, o da mais bela síntese de humanidade e cidadania”, leu ainda a presidente da Assembleia da República.

“Curvamo-nos perante todos, numa gratidão unânime e sem limites, como se esta manifestação de pesar não pudesse caber em si mesmo”, concluiu, perante os deputados e cidadãos presentes nas galerias (alguns dos quais familiares dos bombeiros que morreram).

Em destaque

Subir