Economia

Bolsa de Lisboa regista perdas superiores a 26 milhões de euros por hora

O PSI 20 – principal índice de referência do mercado de capitais português – perdeu hoje mais de 26 milhões de euros por hora, apesar das praças europeias terem registado uma subida de 0,86 por cento. A principal afetada foi a EDP, que registou mínimos de julho de 2005, com quedas de cinco por cento.

Hoje foi mais um dia de perdas para a bolsa de Lisboa. Segundo dados da agência de informação financeira Bloomberg, o PSI 20 fechou o dia com uma capitalização bolsista – valor do conjunto de títulos das cotações correspondentes em bolsa, num determinado momento – de cerca de 51,8 mil milhões de euros, uma queda que ronda os 209 milhões de euros em relação aos 52 mil milhões de euros registados no fecho de segunda-feira.

Esta tendência negativa tem-se verificando desde o início do ano, altura em que a capitalização bolsista do principal índice da praça portuguesa era de 61,6 mil milhões de euros. Face a estes números, nos últimos sete meses as perdas da bolsa de Lisboa ascendem a 9,8 mil milhões de euros.

A contribuir para este “ciclo negro” de perdas está a intensificação da crise da dívida soberana na zona euro e as especulações à volta de uma nova recessão mundial, depois de conhecidos os resultados divulgados pela OCDE, que dão conta de um abrandamento económico generalizado.

Em destaque

Subir