Tecnologia

Bitdefender alerta para fraude no Facebook com vídeos de falsos heróis

facebook3O provedor de soluções Bitdefender lança um aviso para uma fraude que se propaga no Facebook e que já provocou mais de 49 mil vítimas. Através de falsos vídeos de comportamentos heroicos – que anunciam, por exemplo, um polícia que morreu para ajudar um cidadão – os utilizadores são induzidos a instalar um complemento no browser e abrem as portas da sua conta naquela rede social.

A Bitdefender lança o alerta para uma nova fraude no Facebook, que usa como chamariz vídeos de comportamentos heroicos. Os vídeos surgem com mensagens que exortam ao seu visionamento. Frases como “Precisamos mais gente como esta” ou “Isto é que é um herói” suscitam nos utilizadores da rede social curiosidade. E facilmente caem na armadilha.

No momento em que os utilizadores do Facebook tentam ver o vídeo, é solicitado que instalem um complemento para o seu browser (noutras ocasiões é uma atualização para o Youtube). Em ambos os casos, o que na realidade estão a instalar é um código malicioso que dará acesso aos ciberdelinquentes à conta do Facebook.

À medida que os amigos do utilizador vão caindo na fraude, e aproveitando a característica do Facebook que indica quantos amigos viram ou partilharam o conteúdo, outros amigos que ainda não estejam infetados irão ver que um mesmo link foi partilhado por vários dos seus contactos. Deste modo, consideram o conteúdo interessante e tornam-se também vítimas da fraude.

Uma vez conseguido o acesso, os ciberdelinquentes, para além de conseguirem todos os dados privados da vítima, publicam de forma automática a história fraudulenta no mural de todas páginas nas quais os utilizador tenha clicado no ‘Gosto’.

“Os ciberdelinquentes utilizam os próprios meios virais do Facebook para difundir as suas criações. Se um utilizador vê que muitos dos seus amigos partilharam um link, entenderá que é interessante e clicará no mesmo, caindo assim também na fraude”, explica Catalin Cosoi, da Bitdefender.

A melhor forma de evitar estas ameaças é “desconfiar das histórias chamativas e sensacionalistas”. Ate agora, A Bitdefender tinha assinalado chamarizes com histórias negativas, como falsas mortes ou desastres naturais. Agora, começam a surgir histórias de falsos heróis.

Em destaque

Subir