Economia

BESI assegura que Espanha necessita de mais austeridade para combater défice de 2014

mariano_rajoySegundo o BESI (Espírito Santo Investement Bank), Espanha deverá instaurar mais medidas de austeridade, de forma a poder cumprir as metas do défice estabelecidas para o próximo ano de 2014.

Mariano Rajoy anunciou, na manhã de ontem, as medidas duras que os espanhóis não queriam ouvir. O primeiro-ministro espanhol revelou que o Governo vai proceder a um aumento do IVA, a cortes nos subsídios no setor público e à eliminação de subsídios complementares a órgãos superiores de administração pública e outros.

Estas novas medidas aplicadas pelo executivo de Madrid visam a poupança de 24 mil milhões de euros nos cofres espanhóis. Agora, o BESI, vem dizer que o executivo de Rajoy irá necessitar de mais austeridade, a fim das medidas acordadas para o combate do défice em 2014, possam ser cumpridas.

Segundo os especialistas Juan Pablo López e Maria López, estas medidas deverão mostrar-se incapazes para alcançar a meta de 2,8 por cento do défice, em 2014, pelo que o banco não descarta novas medidas, com a finalidade de poupança de um valor que ronda os 25 e 30 mil milhões de euros.

O défice orçamental, conforme citado pelo BESI, situou-se em 8,9 por cento no último ano, mantendo-se este ano em linha com os números de 2011. “Se esta tendência continuar e o défice orçamental apenas reduzir 24 mil milhões de euros, isto significaria que o défice cairia para os seis por cento, ainda longe do objetivo de 4,5 por cento para 2013 e de 2,8 por cento para 2014”. 

 

Em destaque

Subir