Desporto

Benfica festeja apuramento com derrota do Basileia na Roménia

benfica_rodrigoO Benfica empatou com o Basileira (1-1), na quarta jornada do grupo C da Liga dos Campeões, resultado que permite aos encarnados encarar com otimismo o que resta disputar nesta fase da prova. Basta uma derrota do Basileia frente ao Utelul Galati, na quinta ronda, para que o Benfica carimbe o passaporte para a fase seguinte, mesmo perdendo em Old Trafford.

O Benfica não conseguiu segurar a vantagem – depois de uma nova obra-prima de Rodrigo – e adiou a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões. A equipa de Jorge Jesus (que viu o jogo no hotel, depois de cumprir castigo) relevou maior preocupação em segurar o empate do que em garantir um triunfo, o que se compreende, apesar dos assobios dos adeptos que queriam regressar a casa já com a qualificação assegurada.

No entanto, nas contas do grupo C, com este empate, bastará ao Benfica vencer os modestos romenos do Utelul Galati, no Estádio da Luz, na derradeira jornada, para que não dependa de mais resultados. Por seu turno, o Basileia, que festejou na Luz o empate, fica praticamente arredado dos oitavos. Os suíços festejaram o 1-1, mas terão celebrado o apuramento para a Liga Europa e o prestígio de uma boa exibição.

E o Benfica poderá até perder em Manchester e celebrar o apuramento, desde que o Basileia também perca em o Utelul, na Roménia, na quinta ronda. Este cenário hipotecaria o primeiro lugar, mas ontem percebeu-se que a turma de Jorge Jesus procura a qualificação, acima de tudo, sendo que a vitória no grupo C seria apenas a cereja no topo do bolo.

A tarefa do Benfica está simplificada: basta vencer o Utelul Galati (equipa sem pontos) no Estádio da Luz. Este resultado atira desde logo o Basileia para a Liga Europa. Antes, porém, os encarnados deslocam-se a Old Trafford, onde pode ficar decidido o vencedor do grupo, em caso de vitória de uma das equipas.

Na Roménia, decide-se também as contas do grupo. Se o Utelul Galati conseguir, finalmente, somar três pontos, derrotando o Basileia, fica assegurado o apuramento do Benfica, mesmo com uma derrota perante o conjunto de Alex Ferguson.

Assim, as perspetivas de apuramento do conjunto da Luz são mais do que animadoras. Para sair da Champions, o Benfica teria de perder os dois jogos que restam disputar e aguardar que o Basileia vencesse na Roménia e pontuasse frente ao Manchester.

A próxima ronda da Liga dos Campeões, quinta e penúltima, disputa-se a 22 e 23 de novembro. O Benfica desloca-se a Old Trafford e o Basileia viaja até ao terreno do Utelul Galati.

Em destaque

Subir