Desporto

Benfica-FC Porto: O clássico onde ninguém acredita (antevisão)

benfica_porto_1Benfica e FC Porto dão início hoje à 21.ª jornada da Liga Zon Sagres. Do lado dos encarnados, as duas derrotas e o empate em Coimbra colocam os adeptos apreensivos. Do lado contrário, ainda não há quem confie no trabalho de Vítor Pereira.

Diga-se que este é o clássico em que ninguém acredita. Tudo pelo simples facto dos adeptos de ambas as equipas se encontrarem numa situação de completa desconfiança. É certo que a partida desta sexta-feira nada decide, também é certo que pela história do nosso campeonato, que diz que assim é há décadas, quem ficar hoje na frente dificilmente perderá a posição até final do campeonato.

Comecemos pelos da casa. Confiança ou desconfiança à parte, os adeptos têm razões para acreditar. As dúvidas estão tiradas, Garay, Javi Garcia e Rodrigo estão aptos. Contudo, pelo que se conhece de Jorge Jesus nestes jogos, o último deve ficar fora do 11. O técnico encarnado não deve fugir muito do esquema de Coimbra, colocando Aimar atrás de Cardozo e jogando com Witsel ao lado de Javi Garcia. Além de ser esperado, talvez seja o mais indicado. Um meio campo do FC Porto recheado com Fernando, Moutinho e Lucho assim o obriga.

Nas alas, as dúvidas do costume, três lugares para duas posições. Gaitán, Bruno César e Nolito devem lutar uma vez mais pela titularidade nos flancos. Na verdade ainda há Djaló e Rodrigo, que podem atuar descaídos para um dos lados, mas é pouco provável que ambos façam parte do 11. A ala esquerda do ataque será à partida onde Jorge Jesus tentará apostar numa maior criatividade, seja ela vinda de qualquer um dos três extremos. Tudo porque, com Danilo de fora por lesão, espera-se que Vítor Pereira aposte uma vez mais em Maicon a lateral direito, deixando o centro da defesa para Otamendi e Rolando.

Do lado dos Dragões, há a força de terem recuperado cinco pontos em dois jogos apenas mas ainda não há quem acredite cegamente no trabalho de Vítor Pereira, que tem hoje mais um teste de fogo. Na formação do FC Porto, e quanto às alas, restam poucas dúvidas. James Rodriguez apenas chegou hoje e Varela está de fora por lesão. Provável é portanto a utilização de Hulk e Cristian Rodriguez nos extremos, com a ‘torre’ Janko a marcar duelo com Luisão na área encarnada.

Como referido antes, o grande ponto de interrogação está no quarteto defensivo. Na última jornada, na vitória de 2-0 frente ao Feirense, Maicon fez dupla com Rolando e até inaugurou o marcador. Resta confirmar se Vítor Pereira não apostará em colocar o central brasileiro a lateral, relegando para o banco Sapunaru, e fazendo entrar Otamendi para central. Fechar as alas ao Benfica é meio caminho para anular o jogo ofensivo dos comandados por Jorge Jesus. No centro do terreno, não parecem existir grandes dúvidas. Fernando, Lucho e João Moutinho devem compor o vértice do meio campo.

Equipas prováveis

Benfica: Artur Moraes, Maxi Pereira, Emerson, Luisão, Garay, Javi Garvia, Witsel, Aimar, Nolito, Gaitán, Óscar Cardozo.

FC Porto: Helton, Álvaro Pereira, Otamendi, Rolando, Maicón, Fernando, Lucho, João Moutinho, Cristian Rodriguez, Hulk, Janko.

A partida vai ser dirigida por Pedro Proença e tem início marcado às 20h15, no Estádio da Luz.

Em destaque

Subir