Mundo

Bebé foi salvo pelos bombeiros num esgoto, mãe detida e acusada de tentativa de homicídio

bebe china incubadoraFoi encontrado um bebé com vida, com dois dias, num esgoto em Alicante (Espanha). Os bombeiros retiraram o recém-nascido do local, transportando-o para o hospital, onde foram detetados uma fratura num braço e alguns ferimentos. Estima-se que o boebé tenha permanecido cerca de 40 hras no cano do esgoto. A mãe está detida.

Os bombeiros de Alicante retiraram um bebé com vida do esgoto de um prédio daquela cidade. De acordo com um comunicado, o recém-nascido, que ainda tinha o cordão umbilical, foi detetado por um morador do mesmo prédio da mãe do bebé, neste domingo.

O vizinho ouviu gemidos, provenientes dos esgotos do edifício, e chamou os bombeiros daquela cidade de Espanha. Os soldados da paz, por sua vez, levaram a cabo a missão de resgate. O vizinho pensou tratar-se de um gato.

No entanto, a natureza dos gemidos suscitou suspeitas e os bombeiros não ficaram totalmente surpreendidos quando encontraram o bebé, dentro de um saco plástico.

O recém-nascido foi imediatamente transportado para o hospital de Alicante, em estado considerado grave. Recebeu assistência, tendo-lhe sido diagnosticada uma fratura num braço, bem como outros ferimentos. O bebé teria cerca de dois dias de vida, segundo informa a polícia.

O bebé nasceu provavelmente na sexta-feira e “permaneceu cerca 40 horas no cano do esgoto do prédio”, pode ler-se no comunicado divulgado pela polícia de Alicante.

A mãe da criança, que conta 26 anos, acabou detida pelas autoridades, que haviam recolhido informações sobre pessoas que poderiam ter dado à luz nas horas mais recentes. As autoridades souberam que morava no prédio uma mulher grávida.

A mulher estaria internada, alegando se sofrera um aborto. No entanto, segundo o jornal espanhol El Pais, viria a confessar mais tarde que não dispunha de condições para garantir a subsistência do bebé, nem sequer dinheiro para pagar um aborto. Está detida e vai ser acusada de homicídio na forma tentada.

Esta história é muito semelhante à de um bebé que sobreviveu a uma queda no interior da canalização do apartamento – acidental, diz a polícia –, na China. A criança recuperou da sua primeira grande aventura e recebeu alta médica, sendo entregue aos cuidados dos avós maternos.

A mãe deverá ser ilibada pelas autoridades, que consideram que a queda do bebé no interior da sanita foi acidental e não propositada. A criança foi descoberta por um morador do apartamento, que ouviu o choro do bebé proveniente dos tubos de esgoto.

Em destaque

Subir