Nas Notícias

BE pode ser ‘pai’ de novo partido, mas dissidentes adiam decisão

ana dragoUma das correntes do Bloco de Esquerda deu origem a uma associação de dissidentes que, por seu turno, pode dar origem a um novo partido. Depois da desvinculação, a Fórum Manifesto pode avançar, em setembro, para o registo como força partidária.

A Fórum Manifesto, uma associação formada por dissidentes do Bloco de Esquerda, pode ser constituída, em setembro, como formação política.

De acordo com o jornal i, a decisão foi adiada para a assembleia geral agendada para o próximo mês.

“A Fórum Manifesto, uma das correntes fundadoras do Bloco de Esquerda – que recentemente rompeu com os bloquistas – decide no próximo mês se se transforma em partido”, refere o artigo.

“A Associação tem marcada uma assembleia geral para 13 de setembro, data em que deverá ser tomada a decisão sobre o modelo a adoptar no futuro”, complementa o texto.

Uma das dirigentes mais mediáticas, Ana Drago, já revelara que está “assumida a intenção de concorrer às legislativas de 2015”, uma vez que o projeto deve ser colocado “perante o voto dos portugueses”.

Falta, porém, “definir o modelo concreto” para essa formulação, tanto mais que, de acodo com a lei eleitoral para a Assembleia da República, “as candidaturas às legislativas têm de ser apresentadas, obrigatoriamente, por partidos”.

“Mesmo as coligações eleitorais têm de ser feitas entre organizações partidárias”, acrescenta o artigo do diário.

Ao Parlamento podem concorrer cidadãos não inscritos em partidos, desde que integrem a lista de uma formação política registada.

Em destaque

Subir