Nas Notícias

Bastonário e Governo vão reunir para discussão dos salários dos enfermeiros

enfermeiroDepois da recente polémica da redução do salário dos enfermeiros, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, e o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, vão reunir-se para discutir a os valores pagos a estes profissonais: quatro euros à hora, pelos serviços prestados.

Muitos protestos e indignação fazem-se sentir junto da comunidade de enfermeiros portugueses. O motivo prende-se com os valores pagos aos novos contratados, para os 4 por quatro euros à hora, o que representa um corte de cerca de 50 por cento.

Um dos motivos que levam a esta redução é a contratação dos profissionais por meio de empresas de trabalho temporário, as quais estavam a responder a um concurso realizado por parte do Governo.

Agora, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros irá reunir-se com Paulo Macedo, ministro da saúde e o seu comité, a fim de discutirem o tão polémico tema.

Em declarações à Lusa Germano Couto dá conta de diversas denúncias feitas na Ordem dos Enfermeiros, com “dezenas de enfermeiros” com contratos de “3,96 euros por hora”.

Para o bastonário, trata-se de um “escândalo”, num “país que se diz do primeiro mundo”, mas que oferece aos seus profissionais “altamente diferenciados” um valor por hora que “não se compactua nem com a sua profissão nem com a sua dignidade”.

Germano Couto, que prestava declarações no Porto em reação à remuneração daqueles profissionais de saúde, confirma que há empresas que dão contratos em que o valor por hora chega a ser inferior a quatro euros

Em destaque

Subir