Nas Notícias

Barra de Faro-Olhão: 22 alunos de 20 nacionalidades estudam Ria Formosa

Ria Formosa, mais precisamente a zona da barra de Faro-Olhão (Algarve), vai ser o alvo de estudo de 22 alunos das melhores universidades da Europa e de 20 nacionalidades diferentes.

‘Energised by the Sea… The Tidal Power’ é o nome do curso que visa a investigação da energia das marés e que arranca já nesta quinta-feira (4 de agosto), na Universidade do Algarve.

O sistema lagunar de Ria Formosa foi o local escolhido, uma vez que a cada seis horas passam ali cerca de 17 milhões de metros cúbicos de água.

Este evento é organizado pela BEST Faro Algarve, uma ONG de alunos de engenharia da Universidade do Algarve, e terá a duração de dez dias, nos quais os alunos participantes irão “conhecer, estudar e apresentar possíveis soluções para um eficaz aproveitamento da energia das marés”, afirmou a organização, ao diário online do Algarve.

A BEST Faro Algarve confessou que “o potencial já existe”, portanto, no final do curso, espera que os jovens alunos sejam capazes de apresentar “projetos inovadores resultantes do ambiente multicultural, multidisciplinar e de discussão”, que lhes irão proporcionar durante estes dez dias.

“Conhecido o interesse do país e da Europa em apostar nas energias renováveis, não só pelo fomento de uma maior qualidade ambiental, mas também como forma de ir ao encontro do grande objetivo que é a independência energética”, explicou a associação de estudantes universitários de engenharia.

A coordenação científica do curso está a cargo de Duarte Duarte, professor da Universidade do Algarve. No final destes 10 dias, os participantes terão que apresentar os seus projetos realizados durante o curso.

Em destaque

Subir