Nas Notícias

Bangladesh: Mataram o bloguer ateu que condenava os extremistas

avijit roy Avijit Roy, um bloguer norte-americano que condenava o extremismo religioso, foi ontem atacado por um grupo islâmico. O ativista morreu, a golpes de machetes, e a esposa ficou ferida com gravidade. “Estamos de luto, mas não fomos derrotados”, refere hoje o blogue Mukto-Mona.

A vida de Avijit Roy a condenar o extremismo religioso e defender a liberdade de expressão, através do blogue Mukto-Mona, foi a ‘causa de morte’ deste ativista.

Ontem, quando regressava com a esposa, Rafida Ahmed, de uma feira do livro, este bloguer norte-americano com ascendência do Bangladesh foi atacado por um grupo radical islâmico, a golpes de machetes, em Daca, a capital do país.

Avijit Roy não resistiu aos ferimentos, enquanto Rafida Ahmed continua internada, em estado grave.

O grupo radical islâmico Ansarullah Bangla Team reivindicou, hoje, a autoria do ataque.

De acordo com a família do bloguer, as ameaças contra a vida do ateu Avijit Roy tinham vindo a crescer nas últimas semanas, em especial após os artigos a defender os ideais humanistas e seculares.

Após a morte do principal autor, o blogue Mukto-Mona publicou uma mensagem em letras brancas sobre um fundo negro: “Estamos de luto, mas não fomos derrotados”.

O incidente já foi condenado por várias organizações de defesa dos direitos cívicos e religiosos, como a Center for Inquiry.

Em comunicado, esta entidade elogiou Avijit Roy como “um verdadeiro aliado, um corajoso e eloquente defensor da razão, da ciência e da liberdade de expressão, num país onde esses valores estão sob ataque”.

Um país que, segundo os Repórteres Sem Fronteiras, é o 146.º (entre 180) em termos de liberdade de imprensa e de expressão.

Em destaque

Subir