Nas Notícias

Ban Ki-moon pede intensificação do esforço na luta contra a malária

Ban_Ki-moonO principal representante das Nações Unidas, Ban Ki-moon, deu voz à necessidade de acabar a “tragédia monumental” que é a malária. Numa mensagem a assinalar o Dia Mundial da Malária, o secretário-geral da ONU pediu uma intensificação do esforço na luta pela erradicação da doença.

As Nações Unidas (ONU) associaram-se ao Dia Mundial da Malária, celebrado ontem, com uma mensagem assinada pelo secretário-geral. Ban Ki-moon lembrou os progressos efetuados na última década para salientar que ainda falta muito para erradicar uma doença que, apesar de ter cura, ainda mata uma criança a cada minuto.

É uma “tragédia monumental”, salientou o responsável, considerando ser urgente intensificar os esforços na luta contra a doença. Ainda assim, o secretário-geral da ONU elogiou o trabalho desenvolvido por vários governos, agências internacionais, empresas e organizações da sociedade civil, entre outros atores, no salvamento de milhões de vidas.

“Uma coligação mundial impulsionou estratégias [com resultados] comprovados, incluindo redes com inseticida de longa duração, pulverização e testes rápidos de diagnóstico e medicamentos antimaláricos para populações em risco. Mais crianças estão a dormir em segurança com as redes, mais famílias estão a reunir-se em quartos protegidos de mosquitos, as comunidades têm mais acesso aos testes e mais pacientes obtêm os medicamentos de que necessitam para recuperarem”, destacou Ban Ki-moon.

Em destaque

Subir