Motores

Bakkerud mais forte no primeiro dia do ‘Mundial’ de Ralicross em Montalegre

Andreas_Bakkerud_Montalegre15_900

A esperada luta entre pilotos nórdicos confirmou-se no primeiro dia da prova de abertura do campeonato do mundo de ralicross, que este fim-de-semana tem lugar em Montalegre. Nas mangas de qualificação para a categoria ‘rainha’ dos Supercars Andreas Bakkerud superiorizou-se a Petter Solberg.

Peter_Solberg_Montalegre15_900Nesta ‘guerra’ de noruegueses, Bakkerud tirou todo o partido do Ford Fiesta ST do Team Osalbergs para superar Timmy Hansen na primeira manga e Petter Solberg na segundal. Daí que tenha terminado o dia à frente de Solberg, que em Portugal inicia a defesa do título conquistado na época passada.

Ao ser quinto na segunda manga Hansen ‘resvalou’ para o terceiro posto, à frente do também sueco Gunnar Andersson, que foi aproveitando as qualidades do Volkswagem Polo da Marklund Motorsport ao longo das várias séries de apuramento, vencendo-as.

A chuva não foi muito positiva para o ex-campeão Timuir Timerzyanov. O russo pareceu menos à vontade no Fiesta da Namus OMSE e foi quinto. Mesmo assim fez o suficiente para bater o segundo melhor homem dos Volkswagen Polo, Tomaas Heikkinen.

Uma saída de pista na segunda manga impediu Johan Kristofferson de ir além do sétimo posto, depois de ter sido terceiro no prmeiro confronto, num dia onde o melhor português foi Mário Barbosa, 14.º da tabela classificativa.

As maiores deceções vieram de Anton Marklund, que capotou o Audi S1 da EKS durante a primeira manga, e depois a mecânica deixou-o pelo caminho na segunda, enquanto Liam Doran só conseguiu efetuar quatro voltas de treino livre e depois na primeira manga partiu a suspensão do seu Citroën DS3.

Também Davy Jeanney desiludiu, ao afetuar um pião quando liderava a sua série, enquanto o estreante Renné Munich teve no seu Audi S3 o seu maior rival, já que a mecânica não colaborou.

Em destaque

Subir