Mundo

Bagdade de França, Paris, processa a Fox News por difamação

paris anne hidalgo A autarquia de Paris vai processar a estação Fox News por difamação. Em causa está a comparação da capital francesa com as zonas ‘no go’ de Bagdade, no Iraque, onde não existe autoridade. “Quando somos insultados temos de processar”, explicou a autarca Anne Hidalgo.

A Câmara de Paris vai intentar uma ação judicial contra a estação televisiva norte-americana Fox News por difamação, tendo por base os ‘factos’ relatados na altura dos atentados cometidos por extremistas islâmicos.

“Quando somos insultados e quando passou uma imagem penso que temos de processar. Penso que temos de ir a tribunal para que essas palavras sejam afastadas”, justificou a autarca, em declarações à CNN.

Em causa está, por exemplo, a comparação com Bagdade, onde em certos bairros não existe autoridade, nem iraquiana, nem de qualquer grupo rebelde.

A descrição da cidade, a opinião veiculada por alguns dos comentadores convidados pela Fox News e a infografia de suporte constituíram “um atentado contra a honra” de Paris, segundo a autarquia.

A estação “insultou-nos” e agora é preciso “recorrer à justiça para que seja lavada a honra de Paris”, complementou Anne Hidalgo.

A autarca frisou ainda que “não é verdade” que existam zonas ‘no go’ na capital francesa, como acontece em Bagdade, nem bairros sob autoridade da lei islâmica, a sharia.

“Essas declarações necessitam de uma reparação”, repetiu a presidente da Câmara parisiense.

A Fox News já tinha apresentado desculpas, no passado fim de semana, por algumas das informações que transmitiu sobre a capital francesa, com ênfase na dos bairros sob a sharia.

A estação negou ainda a veracidade de um estudo segundo o qual 69 por cento dos muçulmanos em França apoiava o Estado Islâmico (ISIS, na sigla internacional).

“Foi um erro indesculpável”, assumiu a Fox News.

Em destaque

Subir