Insólito

Avós em tribunal por “perseguição aos netos” com educação “invasiva”, acusa mãe em Itália

avosavo netos italiaUma mãe italiana decidiu colocar os próprios pais em tribunal, acusando-os “perseguir os netos, influenciando a sua educação. As ‘vítimas’ são duas crianças de 3 e 10 anos de idade. O processo decorre em tribunal e coloca pais e filha num insólito frente a frente.

Uma mãe decidiu colocar os próprios pais em tribunal, em Itália, por repudiar a forma como estes tratam os netos.

Para esta mãe, Patrizia, de 42 anos, os seus pais (e avós das duas crianças) têm uma atitude “invasiva” e estão “constantemente a perseguir os netos”, influenciando a sua educação.

Duccio Cerfogli, advogado de Patrizia, sustenta ao jornal italiano Corriere della Sera que os avós “foram buscar os netos ao colégio sem o consentimento da mãe das crianças”. Também terão “telefonado ao pediatra a falar mal de Patrizia” e estão “permanentemente a tocar à campainha”.

Esta é a primeira vez, em Itália, que os tribunais recebem uma queixa de um filho contra os pais, com a educação os netos como motivo. Há diversas queixas de perseguições – ex-maridos a ex-mulheres e vice-versa, ou mesmo de celebridades que acusam fãs. Mas nunca um casal de avós fora alvo desta acusação.

Os avós estão “estupefactos” com a decisão da própria filha e não compreendem esta acusação. Desmentem que tenham perseguido os menores e que só se aproximavam dos netos para os visitar.

Os serviços sociais italianos tentaram intermediar o conflito, estabelecendo um período em que os netos ficariam entregues aos cuidados dos avós. Mas a mãe não aceitou, mesmo tratando-se dos próprios pais.

Patrizia quer distância absoluta e não permite qualquer contacto entre avós e netos. O tribunal vai julgar o caso e determinar se as pretensões desta mãe são atendíveis.

Em destaque

Subir