Nas Notícias

Avisos de pagamentos à EMEL falsos pedem o dobro da tarifa

EmelAvisos de pagamentos à Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa estão a circular por email, assustando os utentes que os recebem. A EMEL já alertou que o email é falso e acrescentou que o valor pedido corresponde ao dobro do que seria atendível se fosse verdade.

Emails falsos em nome da Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) têm “assustado inúmeras pessoas”, segundo a empresa, que se viu forçada a emitir um esclarecimento a alertar para o assunto.

Esta prática, conhecida em termos informáticos como ‘phishing’, faz com que a pessoa receba um email com o nome e o logótipo da EMEL, com a indicação de que tem um pagamento para efetuar e fornecendo os dados para o concretizar. As ligações que acompanham esta mensagem não devem ser abertos em “nenhuma circunstância”, complementou fonte da empresa.

O email falso tem sido enviado a partir do correio eletrónico [email protected], indicando como endereço de resposta [email protected], o qual “não tem razão de existir”, de acordo com a mesma fonte.

“Ao tomar conhecimento desta situação, já foi criada uma conta com o endereço – [email protected] – e foi colocada uma mensagem de resposta automática para que as pessoas sejam informadas de que se trata de uma falsa questão”, refere ainda o esclarecimento da empresa.

Uma das situações que mais facilmente atesta a falsidade do email é o valor que o utente supostamente tem de pagar, pois é o “dobro da tarifa máxima da zona”. O email refere ainda que o pagamento pode ser efetuado no multibanco ou numa das lojas do EMEL, acrescentando a forma para fazer a defesa.

Em destaque

Subir