Nas Notícias

Aviso amarelo, em 14 distritos, numa semana de vento e chuva

vento forte Já é primavera, mas hoje ainda deve haver vento forte, aguaceiros e agitação marítima. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 14 distritos em alerta amarelo. Ao longo desta semana, o tempo deve manter presente a memória do inverno recente.

Há 14 distritos em Portugal continental, assim como o arquipélago da Madeira, sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

Em causa estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, onde as rajadas podem atingir os 70 quilómetros por hora, subindo para os 90 quilómetros por hora nas terras altas, entre as 12h00 de hoje e as 23h59 de amanhã.

Nestes dez distritos, a agitação marítima também deve ser forte, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros, pelo que o aviso amarelo (neste caso) dura entre as 15h00 de hoje e as 09h00 de amanhã.

A estes dez somam-se os distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco, cujo aviso amarelo se deve à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora nas terras altas entre as 18h00 de hoje e as 15h00 de amanhã.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para o arquipélago da Madeira, devido ao vento forte (com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora) e à agitação marítima (ondas de norte com quatro a cinco metros).

Ao vento e à agitação marítima acresce a possibilidade de aguaceiros, nos períodos de céu muito nublado. Estão ainda reunidas as condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior norte e centro.

Nestas regiões, os aguaceiros podem dar lugar à formação de neve, nos locais acima dos 1000/1200 metros, descendo para os 800/1000 metros com o avançar da tarde.

Quanto às temperaturas, devem variar entre os 9 e 15 graus Celsius em Lisboa, no Porto entre 7 e 15, em Vila Real entre 2 e 11, em Bragança entre 0 e 9, em Viseu entre 3 e 10, em Castelo Branco entre 6 e 16, em Évora entre 5 e 17, em Beja entre 8 e 17, em Faro entre 10 e 18 e entre 13 e 18 no Funchal.

Em destaque

Subir