TV

Aventureiro que fundou North Face e Esprit morre após acidente numa aventura

O filantropo e ecologista Douglas Tompkins, que fez fortuna ao fundar as marcas de vestuário North Face e Esprit, morreu ontem, na Patagónia, de hipotermia. O milionário chegou a dar entrada no hospital de Ciyhaique, após o acidente durante uma aventura no lago General Carrera.

O destino adora ironias. Douglas Tompkins, um ecologista que fez fortuna ao fundar uma marca de vestuário de escalada e campismo (a North Face), morreu durante uma aventura, caindo do caiaque com que navegava no lago General Carrera, na Patagónia chilena.

O milionário e filantropo norte-americano, também co-fundador da marca Esprit (de roupa feminina), foi vítima de hipotermia. A temperatura das águas do lago ronda, nesta época, os quatro graus Celsius .

Douglas Tompkins ainda deu entrada no hospital de Ciyhaique, na Patagónia, mas acabou por morrer cinco horas depois.

Face à avançada idade – tinha 72 anos – e à gravidade da hipotermia, a recuperação teria de ser um milagre: ao ser internado, inconsciente, o aventureiro tinha uma temperatura corporal de apenas 19 graus!

O acidente fez mais uma vítima mortal, que também seguia no caiaque, assim como mais três pessoas, que conseguiram nadar até uma ilhota próxima do local do acidente e sobreviveram.

O grupo tentava fazer a travessia entre Puerto Sanchez e Puerto Ingeniero Ibánez, numa distância de 30 quilómetros, quando os ventos fortes, que levantaram ondas com três metros, fizeram virar a embarcação de recreio.

O caiaque saiu de Puerto Sanchez sem informar a capitania, que tinha emitido para o dia de hoje um aviso a desaconselhar a navegação por causa das más condições meteorológicas.

Douglas Tompkins, conhecido por muitos como ‘Barão da Ecologia’, era também um dos principais rostos da Foundation for Deep Ecology.

O norte-americano usou parte da fortuna avaliada em 200 milhões de dólares para comprar vastas propriedades na Patagónia (na chilena e na argentina) apenas para que estas mantivessem o estatuto de reservas naturais, como é o caso do Pumalin Park.

Em destaque

Subir